Com produção recorde e valorização dos produtores locais, evento destaca a força do mel como motor de desenvolvimento rural e sustentável.
No dia 24 de julho, Apuiarés foi palco da terceira edição do Seminário SerTão Mel, evento que reuniu apicultores locais e dos Sertões de Canindé, especialistas e parceiros institucionais para debater o tema "Gestão e Produção Sustentável". O encontro, realizado no auditório da Escola Matilde Barbosa Góis, reforçou o compromisso da gestão com o fortalecimento da apicultura como eixo estratégico do desenvolvimento rural.
Além das palestras técnicas e mesas de debate, o evento foi marcado por depoimentos que reforçaram o papel transformador da atividade. A prefeita Ana Rufino destacou os investimentos feitos no setor. "O apicultor de Apuiarés conta com a gestão, que vem proporcionando capacitação, direcionando para abertura de crédito e cada vez mais ampliando a capacidade de produção de mel. É para isso que estamos aqui", declarou.
O secretário do Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Edmundo Soares, ressaltou o impacto direto da apicultura na economia. "O desenvolvimento econômico do município e da renda familiar de quem pratica a atividade agrícola é visível. As pessoas que começam a desenvolver a apicultura tendem a crescer cada vez mais", disse.
Em 2025, a apicultura local atingiu números expressivos: já foram comercializadas 24 toneladas de mel apenas no primeiro semestre, com projeção de atingir 30 toneladas até dezembro. Os dados confirmam que a atividade tem gerado renda, desenvolvimento e futuro para a cidade.
De acordo com Nazion do Mel, comprador direto do mel na região, o produto tem sido bem recebido no mercado. "A qualidade do mel do município de Apuiarés é o que chama a atenção. É um produto diferenciado e que tem cada vez mais aceitação em toda a região do estado do Ceará", concluiu.
O SerTão Mel é uma iniciativa da Prefeitura de Apuiarés em parceria com Canindé, Caridade, Paramoti e General Sampaio, com apoio do Sebrae, Senar, FAEC, Banco do Nordeste, Nazion do Mel e demais instituições ligadas ao campo. O seminário reforça o papel da apicultura como uma vocação sustentável, que gera oportunidades e fortalece as raízes do interior cearense.