Iniciativa inovadora na SEDERMA torna o processo mais ágil e acessível para os agricultores locais
Agricultores relizam cadastro na hora
Prefeitura de Apuiarés, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEDERMA), está promovendo um marco importante para os agricultores do município: pela primeira vez, a secretaria está oferecendo a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).
Essa iniciativa inovadora torna o processo mais ágil e acessível, além de desafogar a demanda anteriormente concentrada no Sindicato dos Agricultores Rurais do município e na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce). Com isso, os agricultores familiares passam a contar com mais um ponto de atendimento, garantindo mais eficiência e rapidez na emissão do cadastro.
"Foi um pedido da prefeita Ana Rufino que a SEDERMA buscasse facilitar o acesso dos agricultores ao CAF. Tão logo assumimos, procuramos o credenciamento junto ao MDA. Quase 100 CAFs já foram emitidos em menos de um mês de atendimento", comentou o secretário da SEDERMA, Edmundo Soares.
O CAF substitui a antiga Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e facilita o acesso a programas e benefícios essenciais para o desenvolvimento da agricultura familiar.
Para realizar o cadastramento, o agricultor deve apresentar os seguintes documentos:
Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF) do titular e de seus familiares;
Certidão de casamento (se for casado no civil);
Documento da propriedade da terra;
Informações sobre renda.
A Prefeitura de Apuiarés reafirma seu compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar, promovendo desenvolvimento sustentável e inclusão social.